30, out, 2014

Como evitar manchas na gravidez: 5 cuidados Especiais

Durante a gestação é muito comum notar mudanças na pele, como o aparecimento de manchas por conta das alterações hormonais. Conheça a seguir alguns passos que você deve incluir à sua rotina de beleza durante o período e fique por dentro dos cosméticos que devem ser evitados. Saiba 5 dicas sobre como evitar manchas na gravidez.

Dicas sobre como evitar manchas na gravidez

Descansar o máximo possível, diminuir o ritmo do dia a dia e comer direito são algumas regrinhas básicas da gestação. Mas muita gente se esquece também de redobrar os cuidados com a beleza durante este período. Os hormônios da gravidez podem se transformar em uma grande ameaça à sua pele, provocando hiperpigmentação (manchas escuras). A boa notícia é que esse problema pode ser prevenido. Basta incluir algumas etapas à rotina de beleza diária e evitar os cosméticos errados/que possuem contraindicação.

1 – Invista em um clareador natural

O aumento da atividade hormonal pode resultar no aparecimento de melasma – manchas essencialmente marrons que surgem com mais frequência nas regiões das bochechas e testa. Neste caso, a melhor defesa está no uso preventivo de um clareador natural, que suprime a atividade da melanina e evita o aparecimento da pigmentação. A vitamina C é um ingrediente potente no combate aos distúrbios de pigmentação e ainda aumenta a luminosidade da pele.

2 – Não se esqueça do filtro solar

Depois da aplicação da vitamina C é obrigatório o uso do protetor solar. O filtro deve fazer sempre parte da rotina diária e, durante a gravidez, a sua importância cresce ainda mais. Ele é parte integrante do arsenal anti-mancha. E lembre-se: o FPS mínimo é 30!

3 – Atenção aos retinóides

Apesar de não existir nenhum estudo indicando anomalias congênitas resultantes do uso dos retinóides ou do retinol derivado da vitamina A, deve-se ter cautela e evitar o uso tópico com este ingrediente na fórmula. Já os de uso oral, como o isotretinoína (utilizado em tratamento de acne severa e rosácea), devem obrigatoriamente ser suspensos durante a gestação. Neste caso, existem evidências de efeitos colaterais.

4 – Evite o ácido salicílico

Se é para ser prudente e entender como evitar manchas na gravidez, passe longe também do ácido salicílico, normalmente encontrado em produtos para acne e poros obstruídos. Ele é uma substância derivada da aspirina, que, segundo especialistas, interfere diretamente na gestação.

5 – Fuja dos corantes, fragrâncias sintéticas, álcool e sulfatos

As mudanças hormonais da gravidez afetam potencialmente a pele durante a gravidez, gerando um possível aumento da sensibilidade, aparecimento de rugas e surgimento de vermelhidão. Sendo assim, é uma boa ideia se abster dos cosméticos que contenham em sua fórmula fragrância sintética, corantes artificiais, sulfatos e álcool. Eles potencializam os problemas listados.

Ainda quer saber mais sobre como evitar manchas na gravidez? Veja esse artigo sobre Gravidez e Melasma e fique por dentro!

Compartilhe:
Comentários: