15, set, 2015

A culpa não é só do sol

Você já deve ter visto, em algum lugar, que a superexposição ao sol é uma das principais causas do aparecimento de manchas na pele, entre elas, o melasma. Além dessa exposição excessiva ao sol existem, ainda, outros fatores que podem agravar o surgimento das manchas.

Reações fototóxicas Ocorrem por meio do uso de produtos ou substâncias fotossensibilizantes. Normalmente, tais reações acontecem como queimadura por exposição solar feita pouco tempo depois do contato com determinado produto. Exemplo: sumo do limão.

Fatores emocionais Em alguns casos, o estado emocional pode influenciar também na taxa hormonal do indivíduo. Visto que o aumento do nível de hormônios é um dos protagonistas no surgimento do melasma, o fator emocional atua de forma direta também no aparecimento das manchas.

Gravidez Nesse caso, podemos perceber, mais uma vez, a atuação direta dos hormônios no aparecimento do melasma. Durante o período de gestação, as mulheres passam por uma fase em que as taxas hormonais sofrem grandes oscilações, favorecendo o surgimento das manchas.

Compartilhe:
Comentários: