5, fev, 2018

Como os ácidos tratam o melasma

Para definir o melhor tratamento contra o melasma, o dermatologista precisa fazer uma avaliação minuciosa da pele do paciente. Em alguns casos, o uso do ácido tranexâmico é um dos procedimentos com resultados mais satisfatórios contra essas manchas.

Para cada tipo de pele e condição do melasma, o dermatologista deverá determinar a forma de aplicação do ácido. O uso tópico, por exemplo, é uma maneira de prevenir a pigmentação induzida pelos raios ultravioletas (UV).

Segundo o dermatologista Bruno Vargas, há resultados satisfatórios também com o uso intradérmico do ácido tranexâmico. Esse tipo de aplicação leva ao rápido clareamento da pele. O ácido tranexâmico pode, em casos refratários, ser utilizado por via oral.

Por que ácido é indicado no tratamento do melasma?

O ácido tranexâmico atua no bloqueio da formação do melasma. Isso por ser um ativo inibidor da plasmina, uma das responsáveis pela formulação de uma resposta inflamatória na pele, que estimula a produção de manchas.

O ácido age bloqueando os estímulos aos melanócitos, que passam a produzir menos pigmento, impedindo que as manchas apareçam, e que aquelas já existentes escureçam.

A avaliação individual do paciente é fundamental para determinar o melhor tipo de tratamento e se será necessária a combinação entre procedimentos. O uso do ácido tranexâmico, por exemplo, pode ser combinado com clareadores e antioxidantes.

Entretanto, muito cuidado com a automedicação. Converse com seu dermatologista antes de usar qualquer produto para o tratamento do melasma.

Por que o protetor solar é fundamental para pacientes com melasma?

O uso de protetor solar precisa ser hábito natural entre as pessoas, como escovar os dentes. Para quem tem melasma, é obrigatório o uso diário, e é preciso lembrar-se de aplicar o produto outras vezes ao longo do dia, reforçando a proteção, inclusive contra luzes artificiais (como computador).

O tipo de protetor solar a ser usado deve ser recomendado pelo dermatologista, que irá avaliar o seu tipo de pele.

EBOOK 10 MITOS E VERDADES SOBRE MELASMA

PREENCHA O FORMULÁRIO E LEIA TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS SOBRE O MELASMA



Agora que você conferiu como o melasma pode ser tratado com o uso de ácidos, que tal ler nosso artigo sobre os principais mitos e verdades sobre o melasma?

Compartilhe:
Comentários: