22, mar, 2018

Complementando a proteção – além dos fotoprotetores

Quando falamos em proteção solar, logo associamos à série de cuidados com a pele, como a aplicação de protetor solar e, recentemente,ao uso dos fotoprotetores orais – cápsulas de antioxidantes que contribuem para um bronzeamento saudável e com menor risco. Porém, desses, outros métodos podem ser adotados visando criar uma barreira ainda mais poderosa contra os raios solares. Dentre eles, podemos destacar:

Óculos de sol em complemento aos fotoprotetores

O acessório deveria ser item obrigatório na necessaire de verão e no uso diário, já que protege a retina contra a radiação solar e também a pele da região dos olhos, mais fina e sensível. Mas, cuidado, não basta comprar quaisquer óculos por ai e achar que você já está protegido.

Para ser eficaz, os óculos escuros precisam possuir um selo que identifica o certificado de proteção contra os raios ultravioleta (UV). Caso contrário, os óculos serão apenas acessórios comuns e sem nenhuma função de proteção.

Roupas

É cada vez mais comum ver pessoas usando, na praia ou piscina, roupas com proteção solar ultravioleta, que dão mais segurança durante permanência prolongada ao sol. As roupas com proteção UV tem FPU 50+, fazendo com que 98% ou mais dos raios ultravioletas solares sejam absorvidos.
Isso ocorre em função do tecido especial com que essas roupas são confeccionadas. Para haver uma capacidade de proteção solar significativa, alguns itens devem ser avaliados, como o tipo de fibra e sua trama, além da presença de absorvedores da radiação ultravioleta. E, se não sofre alteração em sua proteção solar mesmo quando molhada.

Maquiagem

Durante o verão, o uso de maquiagens é cada vez mais reduzido, porém, para quem não abre mão de estar com a pele sempre impecável, boas alternativas são as maquiagens e os hidratantes que possuem proteção solar em sua fórmula.

Mas, não basta apenas preparar a pele no início do dia e se esquecer de reaplicar o produto ok? Retoques durante o dia vão deixar sua pele ainda mais bonita e o melhor, mais protegida.

Bonés e chapéus

Aliados conhecidos contra o sol, bonés e chapéus são as opções mais procuradas por homens, mulheres e crianças para proteger a pele do rosto. Quanto maiores as abas, maior será a região protegida, já que projetam sombra no rosto e diminuem a incidência da radiação. E, mesmo usando esses acessórios, não deixe de aplicar o protetor solar com frequência e repetir a aplicação a cada duas horas. Sua pele agradece.

Compartilhe:
Comentários: