23, dez, 2015

Dezembro Laranja: previna-se contra o câncer de pele

Novos dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram previsões para incidência do câncer no biênio 2016/2017. Os dados não são muito animadores – a previsão é que, do total de novos casos de câncer, 29% vão corresponder ao de pele, não melanoma (tipo de câncer menos agressivo e mais comum da doença).

No Brasil, esse tipo de câncer é o mais comum e, isso se dá, muitas vezes, pelo descuido com a proteção solar. “Muitas pessoas pensam que só precisam utilizar filtro solar quando estão expostas ao sol ou ainda, apenas quando vão a praias e piscinas. Esse é um grande erro”, explica o dermatologista Bruno Vargas. “Até mesmo em dias nublados, e em todas as estações, mesmo durante o inverno, estamos susceptíveis aos raios UV”.

O médico explica que, ao perceber que surgiram novas manchas ou pintas, é necessário consultar um dermatologista. “Grande parte dos brasileiros possui pintas ou manchas e nunca procurou avaliar com um dermatologista se há risco. O ideal é visitar um especialista regularmente ou quando observar quaisquer anormalidades, já que a chance de cura sobe para 90%, quando diagnosticado precocemente”, afirma.

E, aproveitando o mês de conscientização sobre a doença, o Dezembro Laranja, lembre-se que, a melhor alternativa é sempre a prevenção. Por isso, utilize frequentemente o filtro solar recomendado ao seu tipo de pele (mesmo em dias nublados!), lembre-se de retocá-lo a cada 3h e procure respeitar os horários recomendados para exposição solar: antes de 10h e depois das 16h.

Compartilhe:
Comentários: