10, mar, 2015

É possível se prevenir contra o melasma?

Em alguns casos, é possível se prevenir do melasma evitando a exposição ao sol, mas, na maioria das circunstâncias, é difícil fazê-lo completamente. A melhor maneira de fazer com que não apareçam manchas é usar protetor solar e cuidar delas assim que aparecerem, para não crescerem. “Se é impossível não se expor aos raios ultravioletas, é recomendado que além de bloqueadores solares, se utilize chapéus, bonés, óculos escuros e outras proteções físicas”, recomenda Bruno Vargas, dermatologista.

Deve se optar pelo uso diário de protetor com fator pelo menos 30 e com bloqueio físico, como óxido de zinco e dióxido de titânio é recomendado na prevenção. “Bloqueadores químicos isoladamente podem não proteger de maneira eficiente contra a luz visível, espectro de luz que também piora o melasma”, afirma Vargas. A proteção correta aumenta a efetividade do tratamento de melasma.

Apesar de se tratar de algo crônico – e que aparece com mais frequência em determinada época e menos em outras –, o prognóstico para a maioria dos casos é bom. Assim como as manchas aparecem lentamente, o clareamento é feito aos poucos. O desaparecimento gradual das marcas escuras ocorre de acordo com a combinação correta de tratamentos para cada tipo de pele e, para seu sucesso, é imprescindível que não haja exposição excessiva ao sol.

Compartilhe:
Comentários: