29, maio, 2015

Posso usar a pasta d’água (óxido de zinco) como protetor solar?

A pasta d’água é uma velha conhecida nossa, dos tempos de criança, quando ficávamos “torrados” na praia e precisávamos recorrer a ela. Composta por óxido de zinco, a pasta d’água é antisséptica, cicatrizante e secativa, o que ajuda contra casos de irritações na pele e queimaduras, por exemplo.

A dúvida é se a pasta d’água pode ser usada diretamente como protetor solar, inclusive por pessoas que têm melasma. De acordo com o dermatologista Bruno Vargas, a pasta d’água comporta-se como um filtro solar físico, criando uma barreira na pele.

Segundo ele, a proteção física é essencial contra a luz visível (um espectro de luz presente tanto na luz solar quanto nas fontes artificiais), que pode agravar o melasma, além de acelerar o envelhecimento da pele.

Porém, a pasta d’água não é o único produto que tem essa ação. “Os grandes problemas da pasta d’água são a aparência e a cosmética. E já existem filtros solares físicos e com textura/cosmética excelente, o que não justifica usar a pasta d’água no rosto”, garante Bruno Vargas.

Protetor físico e protetor químico

Segundo o dermatologista, o protetor físico é composto por minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio. O protetor físico não reage com a pele e, na verdade, cria uma cobertura protetora.Esse tipo de proteção pode ser mais indicada para crianças, pessoas alérgicas e grávidas.

O protetor químico, por sua vez, contém substâncias que conferem proteção para a pele. Diferentemente do protetor físico, o químico reage com a pele, produzindo sub-produtos que protegem o local no qual o filtro foi aplicado.

Ambos os tipos de protetores são oferecidos no mercado, por diversas marcas. Há, ainda, os fotoprotetores orais, complementares aos outros. Mas, é claro, o médico dermatologista é o profissional capacitado para indicar a melhor opção para seu caso.

De toda maneira, é preciso fazer uso diário do protetor solar – indicado para você – e de outras barreiras, como mangas longas e chapéus. Se for praticar atividades físicas ao ar livre, faça isso logo cedo, pela manhã, antes das 10h, ou no período noturno.

Compartilhe:
Comentários: