8, mar, 2017

Poluição e melasma: qual a relação?

Grande parte da população mundial hoje conhece os riscos de se expor ao sol sem nenhuma proteção. Após longos anos de conscientização, a maioria busca se proteger e entende que os problemas não são só bolhas e insolação, mas também manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Agora, cientistas de todo o mundo têm ampliado esses estudos e buscam saber também quais as implicações da poluição na pele. Um artigo publicado em 2010 no Journal of Investigative Dermatology  foi decisivo para o entendimento desses efeitos. Através da análise de mulheres de áreas urbanas e rurais da Alemanha, descobriu-se que as que viviam em centros urbanos – mais expostas à poluição, apresentavam maiores níveis de hiperpigmentação, também conhecidos como manchas da idade, do que aquelas da zona rural.

Conexão entre poluição e melasma

Segundo o dermatologista Bruno Vargas, responsável pelo Portal do Melasma, a poluição pode acelerar os sinais visíveis de envelhecimento, especialmente para as pessoas com pele sensível. A pele do rosto, por exemplo, mais exposta à poluição – é sufocada por gases tóxicos, fumaça industrial, tabaco – e pode parecer mais debilitada, desidratada e prematuramente envelhecida ou sensibilizada.

Atentas a essa nova demanda de combate a poluição e melasma, grandes marcas mundiais já estão trabalhando com dados desses estudos para compreender mais profundamente a poluição e seus efeitos sobre a pele. A tendência é que a “antipoluição” ou a “reparação dos danos da poluição” seja um dos principais motores do mercado de cuidados da pele em um futuro próximo.  Dessa forma, ativos antipoluição terão como alvo tanto os efeitos negativos externos da poluição na pele, bem como a de estimular as células da pele a desenvolverem mecanismos de combate aos agentes poluentes.

Para Bruno Vargas, uma boa alternativa para combater esses danos é investir em protetores solares que contenham, em sua fórmula, antioxidantes. E também sempre limpar bem a pele à noite, a fim de remover todos os resíduos acumulados.

Quer saber mais sobre o combate a poluição e melasma? Fique por dentro de tudo em nossas redes sociais!

Compartilhe:
Comentários: