4, maio, 2016

Proteção o ano inteiro

Não é porque o calor intenso do verão passou que a radiação solar deixou de causar danos à pele. Mesmo em períodos em que as temperaturas estão mais amenas, a emissão de raios UVA e UVB podem causar danos como fotoenvelhecimento e, em longo prazo, câncer de pele.

Bruno Vargas, médico responsável pelo Portal, explica que isso ocorre porque a exposição à radiação UV faz com que nosso organismo aumente a produção de radicais livres – moléculas que se ligam a células sadias do nosso corpo – e causam dano oxidativo. “Os resultados são envelhecimento precoce dos tecidos, surgimento ou agravo de manchas na pele e, em casos mais graves, desenvolvimento de câncer de pele”, explica.

Para quem sofre com melasma, as orientações não mudam, pelo contrário, para evitar que o quadro piore, deve-se ter atenção redobrada. “O ideal é que o uso do filtro solar seja combinado com barreiras físicas de proteção como roupas e assessórios, como óculos e chapéus, a fim de minimizar a exposição, evitando o escurecimento das manchas”, completa Vargas.

Converse um dermatologista e saiba mais sobre quais cuidados são indispensáveis para ter uma pele saudável o ano todo.

Compartilhe:
Comentários: