6, abr, 2017

Quando devo começar a me preocupar com o melasma?

A resposta é simples: comece a preocupar com o melasma imediatamente!

O efeito do sol é acumulativo e logo, as manchas amarronzadas que aparecem no rosto são resultados da exposição solar sem a devida proteção ao longo dos anos. O dermatologista, Bruno Vargas, conta que recebe muitas mulheres em seu consultório perguntando se ela deve ou não se preocupar com a disfunção e ele sempre alerta: “toda mulher precisa se cuidar para evitar problemas como esse, se ela não se protege está propensa a doenças sérias como é o caso do câncer de pele”.

Quando devo me preocupar com o melasma

Geralmente, a maior parte dos casos de melasma ocorre em mulheres entre 20 e 50 anos. Existem registros em homens também, porém são mais raros. A pele negra devido a presença de melanina está mais propensa a sofrer com a disfunção e, geralmente, são mais sensíveis ao tratamento. Não existe uma regra, cada caso é individual. “Não é possível prever se as manchas vão ou não aparecer, contudo é conseguimos prevenir e isso é o mais importante”, afirma o dermatologista.

Cuidado com os outros fatores causadores

Lembrando que a exposição solar não é a única causa do melasma. Os fatores hormonais e a predisposição genética também aumentam as chances da pessoa ter a alteração de pigmentação. “Durante a gestação, a possibilidade das manchas aparecerem é muito grande devido o aumento dos hormônios”, explica o médico (saiba tudo sobre gravidez e melasma). Por isso, o cuidado deve ser desde já, usar o protetor solar nunca  será desnecessário. Evite o problema!

Se quiser saber mais sobre quando deve se preocupar com o melasma, deixe suas dúvidas logo abaixo! Teremos prazer em responder você.

Compartilhe:
Comentários: