23, jul, 2015

Saiba como escolher o protetor solar ideal

Muda muito se eu trocar meu protetor de FPS15 para o FPS50? Devo usar creme ou spray? Essas muitas outras dúvidas são comuns na hora de comprar o protetor solar. A principal delas é mesmo sobre qual o fator de proteção solar (FPS) mais adequado.

Vale lembrar que, quanto mais clara for sua pele, maior FPS deve ter o seu protetor solar. “Mas você deve ter atenção ao seu tipo de pele, além da cor, pois filtros solares com um grau maior de FPS, por exemplo, costumam deixar a pele mais oleosa”, destaca o dermatologista Bruno Vargas.

Outra questão que confunde bastante é a textura. Existem disponíveis no mercado protetores em gel, creme, spray, ou ainda, em mousse. “Os filtros em creme são mais recomendados a peles secas, já que esse tipo de pele pede mais hidratação”, conta Vargas.

“Versões em mousse ou gel são mais indicadas para peles oleosas, já que a textura é mais leve. Os filtros em spray são práticos para grandes áreas ou locais com pelos, pois neles seria mais difícil para espalhar o creme, por exemplo”, recomenda o dermatologista.

Por fim, a quantidade de protetor solar recomendada, também merece atenção. “O ideal é utilizar cerca de 2mg/cm², o que equivale a 8 colheres de chá para o corpo todo e, uma colher para o rosto, pescoço e cabeça”, conta Vargas.

Compartilhe:
Comentários: