24, mar, 2016

Três cuidados básicos para evitar o melasma

O melasma é uma disfunção caracterizada pelo surgimento de manchas de cor acastanhada que afetam, principalmente, as regiões do queixo, maçã do rosto, fronte, buço e também o colo. Elas podem tornar-se mais evidentes após a exposição solar, pois a radiação UV estimula os melanócitos a produzirem melanina – pigmento que dá cor à pele. E, como o melasma é uma disfunção que atinge justamente os melanócitos, ele desregula a produção natural de pigmento no organismo.

O melhor método para evitar que o quadro da doença piore, é cultivar hábitos preventivos, uma vez que, a cura da disfunção ainda não é conhecida (existem tratamentos que amenizam as manchas). Para não errar, aqui estão três dicas fundamentais para evitar que elas se desenvolvam:

1. Use protetor solar Para quem convive com essa disfunção, proteger a pele é ato mandatório. O ideal é consultar um dermatologista, que poderá indicar fotoprotetores que se adequem ao seu tipo de pele. E, tão importante quanto usar o protetor, é evitar a exposição solar excessiva, especialmente em horários em que a radiação é mais intensa. O uso de chapéus, óculos escuros, entre outros tipos de barreiras físicas, também ajuda na proteção contra a radiação. Além disso, é recomendável evitar lugares muito quentes e abafados, como saunas, por exemplo, pois o calor também pode agravar as manchas.

2. Anticoncepcionais O uso de anticoncepcionais hormonais deve ser avaliado com critérios para pessoas com melasma, pois pode estimular a formação das manchas, uma vez que essa disfunção está diretamente relacionada à carga hormonal presente no organismo. Um ginecologista pode recomendar versões com menos carga de hormônio, por exemplo.

3. Estresse Sabemos que muitas patologias podem surgir ou se agravar devido a variações relacionadas ao fator emocional. No caso do melasma, situações de estresse podem afetar a produção hormonal, causando oscilações, fator que pode contribuir para o escurecimento das manchas. O ideal é tentar manter o equilíbrio da mente, divertir-se, tirar um tempo para organizar a mente. Atividades físicas, esportes e lazer são ferramentas que podem ajudar a manter sadios tanto o corpo quanto a mente.

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